
O futuro de Itaguaí é agora!
- Implantar o horário integral em todas as creches municipais.
- Expandir as vagas em creches municipais através de convênios com a rede privada.
- Implantar o horário integral em, pelo menos, 30% da rede de ensino fundamental com prioridade para os bairros mais vulneráveis.
- Promover concurso público e revisar o Plano de Cargos e Salários dos Professores.
- Garantir o diálogo permanente com todos os servidores da Educação.
- Realizar cursos permanentes para os professores.
Implantar a monitoria para crianças portadoras de necessidades especiais. - Implantar, ampliar e melhorar as salas de recursos.
- Fazer diagnóstico detalhado dos equipamentos escolares com elaboração de plano de intervenção e manutenção permanentes.
- Ampliar o atendimento aos jovens portadores de necessidades especiais através de parcerias com a APAE e outras instituições.
- Garantir transporte digno e eficiente para nossas crianças.
- Garantir merenda de qualidade com cardápios definidos por nutricionistas com a implantação de mais uma refeição.
- Implantar o programa de informatização das escolas.
- Estabelecer metas de desempenho dos alunos do fundamental com premiação às escolas e professores.
- Criar o Curso Pré-Vestibular Municipal para preparar nossos jovens para o ENEM.
- Retornar o ônibus universitário.
- Revisar imediatamente o funcionamento do Hospital Municipal São Francisco e da UPA de Itaguaí, compreendendo a situação estrutural, o modelo de assistência e de gestão.
- Criar a UPA Chaperó ampliando o acesso a urgência e emergência, incluindo emergência odontológica.
- Implantar as farmácias em todas as unidades de saúde disponibilizando a medicação imediatamente.
- Estudar, levantar e fazer o diagnóstico da situação estrutural das unidades estabelecendo um plano de investimento e modernização além da manutenção permanente.
- Ampliar através da contratação na rede privada de serviços especializados de atendimento médico hospitalar por profissionais na área de ginecologia, pediatria, cirurgia geral, cardiologia, hemodiálise e neurologia.
- Implantar o prontuário eletrônico com marcação de consultas especializadas direto na unidade de Saúde.
- Implantar o programa Cegonha com atendimento integral das gestantes, do pré-natal ao parto e puerpério, incluindo transporte para maternidade e enxoval.
- Criar a Maternidade Nossa Senhora da Guia com atendimento humanizado.
- Implantar o Programa Saúde na Escola, com vacinação, teste de acuidade visual, encaminhamento para audiometria, escovação para saúde bucal e prevenção a gravidez precoce.
- Implantar o Programa Melhor em Casa, com atenção integral aos acamados com visita de médicos, agentes de saúde, fornecimento de fraldas e outros equipamentos necessários ao pleno bem-estar.
- Dar transparência e reduzir as filas de cirurgias.
- Através da contratualização com a rede privada, ampliar a oferta de consultas especializadas com marcação direto no posto de saúde.
- Criar o Plano Municipal de Cultura e Esporte e Lazer com ampla participação da sociedade.
- Identificar e revitalizar todos os espaços culturais e esportivos nos bairros.
- Implantar o programa de Teatro e Cinema na Praça com estímulo a grupos teatrais locais.
- Criar os campeonatos municipais de esportes diversos, com ênfase nos jogos escolares municipais e jogos de bairros.
- Criar o Programa Melhor Idade na Praça com atividades semanais de dança, tai Chi chuan e outras atividades que tenham por objetivo a qualidade da saúde física e mental.
- Elaborar calendário anual de eventos culturais municipais.
- Criar a semana do Município com atividades escolares integradas aos bairros.
- Implementar um calendário mensal permanente de programação no Teatro Municipal Marilu Moreira.
- Implementar, em parceria com o Governo Federal, o Bolsa Atleta.
- Implementar projetos de saneamento básico com captação de recursos estaduais e federais como forma de prevenção de enchentes.
Transformar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em um órgão responsável pelo gerenciamento ambiental, tornando-a capaz de organizar ações intersetoriais indutoras de políticas sustentáveis com interlocução permanente com o empresariado local.
Desenvolver programa de arborização de ruas e praças da cidade.
Trabalhar junto aos governos estadual e federal e empresas estabelecidas na região para drenagem e dragagem de rios e canais com implantação de sistema de esgoto para recuperação das praias da Ilha da Madeira e Coroa Grande.
Cumprir a Legislação que trata da obrigatoriedade por parte dos municípios de aquisição de gêneros da merenda escolar de produtores locais e regionais.
Implantar programa de conscientização de uso de agrotóxicos e descarte de seus respectivos recipientes.
Ampliar feiras de abastecimento com produtos locais.Implantar a patrulha mecanizada com equipamentos novos em apoio à agricultura.
Estimular a constituição de microempresas, associações e cooperativas para autogestão, por meio de cursos de capacitação para produtores rurais.
Regularizar a coleta de lixo incentivando o descarte seletivo e criação das unidades de triagem de resíduos sólidos.
Implantar o Plano Ambiental Municipal.
Qualificar Mazomba, Coroa Grande e Ilha da Madeira para virarem pólos de atração turística com ênfase no ecoturismo e captação de recursos do Ministério do Turismo.
Desenvolver Campanhas que incentivem a preservação do Meio Ambiente.
Incentivar e apoiar a pesca artesanal no município através da elaboração do Plano Municipal de Pesca Artesanal e captação de recursos junto ao governo federal.
Reorganizar e reequipar a Defesa Civil municipal.
Qualificação dos bairros, incluindo a construção dos viadutos Chapero e Ari Parreira.
Criar o programa Itaguaí Amiga dos Animais, com clínica veterinária gratuita, canil municipal e castramóvel.
Implantar ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.
- Implantar o Sistema Municipal de Transporte Gratuito.
- Criar a Moeda Itaguaí, promovendo a ativação das capacidades produtivas locais.
- Promover convênio com a FIRJAN e Sistema “S” – SENAI, CETIQ e outros para garantir qualificação profissional de jovens e adultos, incluindo a garantia transporte e alimentação.
- Criação de um Banco de Currículos em conjunto com sindicatos e associações para que seja incentivada e otimizada a contratação da população local.
- Implantar Programa de Desburocratização com vistas a facilitar novos negócios e empreendimento, começando com a solicitação e emissão de Alvará ONLINE.
- Implantar o programa de estágio supervisionado na prefeitura nas áreas de pedagogia, educação física, musicoterapia, nutrição, entre outros.
- Requalificação da Guarda Municipal para que esteja integralmente voltada para segurança do cidadão, aumentando o efetivo disponível e apresentando projeto de lei para implantação de uso de armamento letal e não letal.
- Repactuar o convênio com o Governo Estadual para ampliação do número de PMs do município através do PROEIS.
- Integrar a Central de Monitoramento com câmeras do município ao CISPBAF (Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense), com reconhecimento facial e identificação de placas.
- Valorizar os agentes de trânsito, revendo seu plano de carreira, com equipamentos e materiais adequados.
- Propor incentivos para iniciativa privada no desenvolvimento do Distrito Industrial de Itaguaí; UPGN (Unidade de Processamento de Gás Natural da Rota 4B – campo de bacalhau) e Térmicas, gerando empregos diretos e indiretos, com desenvolvimento econômico em larga escala, tendo como prioridade a qualificação e preparação do Itaguaiense para assumir as vagas abertas.
- Criar infraestrutura para captação de recursos federais e estaduais para fomentar ações que impulsionam o desenvolvimento municipal nas suas vocações.
- Manter as contas públicas equilibradas, investir em tecnologia, estabelecer e respeitar os marcos regulatórios para melhorar o ambiente de negócios.
- Estreitar as relações com a Petrobras com vistas à utilização do terreno da empresa na entrada da cidade para implantação de projetos estruturantes que gerem desenvolvimento, emprego e renda.
- Desenvolver estudos que possam suportar as reivindicações de Itaguaí para que o Fundo Soberano do Rio de Janeiro possa ser usado como garantia, funding complementar, que viabilizem a implantação dos gasodutos do escoamento do pré-sal para a terra, vetor de desenvolvimento de toda a região.
- Reivindicar o aumento do percentual de royalties das atividades ligadas a mineração destinado às cidades-sedes de instalações portuárias.